sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Referências para construção do Currículo em Tecnologia e Computação da Educação Básica

O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) disponibiliza o Currículo em Tecnologia e Computação da Educação Básica

Esta plataforma do Currículo de Referência em Tecnologia e Computação e do Currículo de Referência – Itinerário Formativo em Tecnologia e Computação foi desenvolvida pelo CIEB para auxiliar gestores(as) e docentes na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da educação infantil ao ensino médio, contemplando os temas tecnologia e computação.

Todo o seu conteúdo está apresentado em dois documentos conceituais que foram desenvolvidos para apoiar as redes de ensino e as escolas de educação básica para que incluam em suas propostas curriculares os temas de tecnologia e computação, sobretudo a partir da lógica de resolução de problemas.

Nestes documentos são apresentadas não apenas habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos e alunas, mas também práticas pedagógicas para ajudar os(as) professores(as) a pensar como trabalhar cada conteúdo em sala de aula, de acordo com o ano e série correspondente.

Foram elaborados a partir da análise de referências curriculares nacionais, como a BNCC, e internacionais, que contemplam as tecnologias e as premissas da computação como conteúdos essenciais para se trabalhar com os(as) alunos(as).

Por tratar-se de materiais de referência, buscam apontar de forma propositiva e colaborativa diversas sugestões que podem servir de inspiração para gestores(as) das redes e professores trabalharem suas propostas curriculares de forma autônoma e qualificada frente ao importante desafio de implementar a BNCC. Importante destacar que estes currículos poderão ser revisados sempre que necessários para realizar as atualizações e aprimoramentos a partir de sua implementação.

O  Currículo de Referência para o Curso Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Tecnologia e Computação foi desenvolvido, pelo CIEB em parceria com o Itaú Educação e Trabalho, para orientar o planejamento pedagógico de redes e instituições de ensino que disponibilizam ou planejam disponibilizar uma formação nas áreas de tecnologia e computação para estudantes do ensino médio.

Diversos estudos apontam para a necessidade de investir no desenvolvimento de profissionais com conhecimentos e habilidades nas áreas de tecnologia e computação para acompanhar as transformações sociais e as aceleradas mudanças em curso no mercado de trabalho, marcado cada vez mais pelo uso da automação e da inteligência artificial. Não por acaso, esses conhecimentos se tornaram relevantes para qualquer profissional, independentemente da carreira escolhida.

Este currículo atende a necessidades contemporâneas, além de estar alinhado à Base Nacional Comum Curricular e à proposta de incentivar o protagonismo juvenil. Os(as) estudantes podem seguir a jornada integral de formação e obter o diploma de Técnico(a) em Tecnologia e Computação ou cumprir parcialmente o programa e receber certificações intermediárias.

A trilha completa tem carga horária de 1,2 mil horas de atividades, distribuídas em três eixos: hardware e manutenção de computadores; redes e segurança de computadores; e aplicativos computacionais e sistemas para internet.

Cada eixo abrange um conjunto de unidades curriculares e traz a descrição de competências que serão trabalhadas, indicadores de avaliação e algumas sugestões de práticas pedagógicas inovadoras. O Currículo também dedica seções inteiras aos Projetos Integradores (entendidos como unidades curriculares que mobilizam diferentes competências para a realização de desafios reais), ao perfil docente e à infraestrutura necessária para a realização das atividades propostas. Outro destaque são as referências internacionais, em que são apresentadas diferentes abordagens para o ensino técnico de nível médio.

A expectativa do CIEB é oferecer diretrizes e orientações aos gestores e gestoras educacionais e contribuir com a formação de técnicos e técnicos dotados de excelente base teórica e prática. São essas pessoas que vão nos ajudar, enquanto país, a encontrar respostas para os desafios do século 21.


Currículo Educação Básica 

Currículo Educação Profissional Técnica

Fonte: https://curriculo.cieb.net.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!